Assessoria: mitos e verdades.

Olá, hoje vamos falar sobre algo que sempre escutamos. Seja os comentários de amigas assessoras, dos clientes antes da contratação,  em grupos de ajuda  para noivas e por ai vai. Porque contratar uma assessora? Qual valor correto para uma assessora? Não é caro? Se posso fazer sozinho por que ter mais um ‘gasto’ com assessoria?

Começamos por parte. O que uma assessora fará por vocês antes, durante e após o seu evento: nós (assessoras) realizamos inicialmente uma reunião inicial (briefing) com os noivos, onde além de outras coisas importantes, deliberamos sobre os sonhos e desejos dos noivos como também do orçamento (budget) total disponível para a realização do evento. A partir de então faremos um planejamento detalhado para a cerimônia e a recepção, com orientação nas contratações dos fornecedores, com indicação fornecedores competentes e de confiança (que irão cumprir com prazos e pedidos), detalhes do casamento civil (muitas vezes na própria cerimônia na igreja ou no espaço), dicas do layout do evento, acompanhamento dos ensaios (quando há), acompanhamento das provas (seja do vestido da noiva, cabelo e maquiagem), execução de cronograma do evento, supervisão da qualidade dos serviços, recepção dos convidados, resolução dos problemas, enfim uma infinita gama de itens que há de serem resolvidos antes, durante e após o evento.

Agora imaginem se um desses itens sai fora do que foi contratado. Não entregam itens de decoração? Seus convidados não são bem atendidos? Falta alguma coisa? Atraso de banda? Música errada na entrada dos noivos na recepção? São muitas coisas que, sim, podem dar errado. Então pergunto a vocês? Como resolver essas situações e aproveitar a festa ao mesmo tempo? Quando você dispõe de uma equipe para resolver esses problemas, muito provavelmente nem vai notar que eles ocorreram, irá simplesmente curtir a festa, o seu grande dia.

Outro aspecto bastante relevante é o custo x benefício, os assessores por vezes tem valores já negociado com os fornecedores que são menores (devido ao volume) do que se uma pessoa for diretamente contratar aquele serviço. E com certeza vocês vão economizar dinheiro com o trabalho dos assessores. E por experiência própria, uma assessora vale muito a pena, afinal já fui noiva também.

É normal querer fazer algumas coisas, participar, achar ‘que deve’ por a mão na massa para realizar seu evento. Concordo que é prazeroso fazer e cuidar das coisas de seu casamento, mas é importante ver que são muitos detalhes, muitos contratos, muitos fornecedores e esse momento é para ser curtido e não ser estressante, não é? Com uma assessoria, você continuará cuidando dos detalhes mas sem o estresse de negociar, de verificar cada fornecedor no dia do evento. Você terá participação fundamental em seu grande dia, mas sem nenhum estresse.

Meninas vamos lembrar que uma assessora profissional, trabalha exclusivamente com isso, fez e faz curso de especialização, se mantém diariamente em atualização. Existe toda a responsabilidade de se trabalhar com vários profissionais, de fazer o evento fluir, de assumir responsabilidades e decisões rapidamente caso necessário, de idas e vindas (seja de carro ou não), de tempo, de telefone, de equipe (sim, a equipe é fundamental, precisa estar alinhada e ser treinada) e não apenas pegar uma vizinha, uma amiga. A quantidade de pessoas na equipe depende do tamanho do evento.

Um evento, seja de qualquer tamanho, acontece apenas naquele dia e por algumas horas. Mas na realidade são meses, às vezes anos de preparação. Não há como voltar atrás e fazer de novo. Por isso a importância de ter ao seu lado  uma assessora experiente que planeje e faça seu evento acontecer sem transtornos. Assim como em todas as áreas pessoais e profissionais, contar com o apoio de um especialista, por vezes é a diferença entre o sucesso e o fracasso.

Não vamos aqui entrar no mérito de algumas cobrarem um valor baixo e outras um valor alto. Cada uma sabe o valor que vale o seu serviço. 😉

O importante no final das contas é vocês se perguntarem quem vai?

1) Quem vai checar se o decorador está na hora certa no salão e se ele levou os arranjos do jeito que você combinou?

2) Quem vai ver se os seus convidados estão sendo bem servidos, se a bebida esta gelada e se o buffet não “esqueceu” de servir aqueles docinhos que estão no contrato?

3) Quem vai ver se o seu buque chegou na hora e se ele esta como você pediu?

4) Quem vai lembrar de tirar seu véu pra entrar no salão, de retocar seu batom, de te dar água, de fazer você parar para comer alguma coisa?

5) Se a sua igreja não tem ninguém pra ajudar quem vai montar seu cortejo de padrinhos, te ajudar a sair do carro, colocar as daminhas na hora certa, ajeitar seu véu?

6) Quem vai conferir as bebidas que sobraram no final da festa, de fazer a devolução das bebidas? vai organizar tudo o que for de vocês para que nada se perca nem o seu sapato, nem o terno do noivo?

7) Quem vai distribuir as havaianas, brindes de pista e lembrancinhas?

8) Quem monta a área dos bem casados e faz as reposições necessárias?

9) Quem vai estar lá desde o começo e só vai embora quando já não houver mais convidados e nem mesmo vocês, para que tudo saia como você sonhou e pagou?

10) Quem vai resolver qualquer problema que surgir sem que você nem fique sabendo?

11) Quem vai confirmar com todos os fornecedores antes o horário e pra onde eles devem ir ou entregar os produtos?

12) Quem vai garantir que o DJ não toque aquelas musicas que vocês detestam?

13) Quem vai reunir todos os presentes e organizá-los para os noivos apenas levá-los quando acabar a festa?

14) Quem vai separar os objetos, incluindo os alimentos (bolo e doces) para vocês e suas famílias levarem?

15) Enfim, quem será seus olhos neste dia que é tão importante?

 

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