Vai casar? E agora?

Vai casar? E agora? São perguntas como essas que acabamos fazendo quando ficamos noiva. Mas peraí… e agora mesmo? O que devo fazer? O que olhar primeiro? Quanto custa isso ou aquilo? Quanto vou gastar? E por ai vai as milhares de perguntas que se passam.

fiquei-noiva7-1

Então resolvemos dar alguns dicas para esclarecer essas e outras questões que devem ser verificadas quando ficamos noivas (os).

  1. Avaliar que tipo de casamento tem em mente. Qual estilo? Só civil? Civil e religioso? Simples? Pomposo?
  2. Aonde pretende realizar o casamento. Na praia? No salão (buffet)? Em chácara/sítio? Em casa?
  3. Casamento em igreja, precisam ser verificados data disponível e taxa. (algumas cobram outras não, é sempre bom verificar antes de mais nada). Se for no próprio espaço para a festa, você poderá realizar o civil junto. Alguns celebrantes realizam a cerimônia religiosa com o efeito civil, cabendo a vocês apenas levarem o documento no cartório.
  4. Documentos necessários para o casamento civil + taxa (em média R$ 393,85). São:
    Para noivos solteiros acima de 18 anos.
    • Certidão de nascimento e Cédula de Identidade (originais)
    • Comprovante de residência (originais)
    • Duas testemunhas.
  5. Quantos convidados estão pensando em convidar? Tenha noção de quantas pessoas vocês pretendem convidar. Isso influencia no estilo da festa e em quanto vocês querem gastar. Lembre-se que além dos seus convidados, tem sempre aqueles que os pais querem convidar.
  6. Qual o budget disponível ? Muitas vezes, planejamos um valor para fazer o casamento e não temos noção de quanto custa cada item. O orçamento extrapola e muito. Por isso é legal ter uma estimativa do que vocês querem e podem gastar e se manter nesse orçamento. Nesse momento a assessoria contribui e muito.

noivado1

Isto feito, vocês podem começar a filtrar os itens, por prioridades, exemplo:

  1. Espaço para a realização do casamento (se a cerimônia será no mesmo local ou não). Isso deve ser analisado, pois há espaços que não possuem um local para a cerimônia religiosa bacana e outras já possuem espaços específicos para isso.
  2. Se o espaço/buffet escolhido fornece comida/bebida/decoração. Alguns lugares alugam estritamente o espaço, os demais serviços devem ser contratados por fora. Alguns compensam outros não. Fique de olho.
  3. Caso não tenha, que estilo de comida vocês querem servir? Empratados? Finger Food? Americano? Nesse item do buffet (comida) é importante já ter definido a quantidade de convidados, pois eles cobram por pessoa.
  4. Decoração. Qual estilo vocês sonham? Minimalista? Romântico? Mais natural? O importante é ter noção que dependendo do local e da quantidade de convidados interfere no orçamento. Procure utilizar flores da época, são lindas e acabam barateando o orçamento. Quanto ao local, lembre-se que por exemplo um casamento em praia, não necessita de muita coisa, visto que a própria paisagem acaba ajudando, além do estilo ser mais  descontraído do que se for em um salão em São Paulo de noite, que pede algo mais glamouroso.

Os decoradores tem uma visão mais ampla do que pode e não pode ser feito dentro do seu orçamento. Procure referências daquilo que vocês imaginam para mostrar a eles. Estejam abertos as sugestões que eles darão. Garanto que vale muito a pena.

O buquê é um item que você pode definir com ele também, a maioria os fazem e podem ajudar a você a não fugir do ‘tema’ do seu casamento.

bridezilla-noiva-nervosa-tensao-1392402752497_956x500

 

 

Curtiu? Deixe aqui o seu comentário e nos siga para ver a sequência das dicas.

 

 

Imagens meramente ilustrativas. Retiradas da Internet.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s